Parcelamento deve ser realizado exclusivamente pelo site da Secretaria da Economia

Os proprietários de veículos que possuem débitos pendentes do IPVA 2024 já podem parcelar o valor em até seis vezes, sem restrição quanto ao final da placa. O parcelamento deve ser realizado exclusivamente pelo site da Secretaria da Economia. Já o IPVA de 2025 deve ser parcelado por meio do portal do Detran.

De acordo com a legislação, o IPVA vencido há mais de 90 dias também pode ser parcelado, mas o benefício é válido apenas para o valor do imposto. Para quitar o Licenciamento Anual e eventuais multas de trânsito, é necessário acessar o site do Detran ou o Portal Expresso e emitir o DUA ou boleto correspondente.

“É essencial que os motoristas regularizem sua situação junto à Receita Estadual e aproveitem o parcelamento para manter a circulação do veículo dentro da legalidade, evitando problemas futuros”, destaca Jorge Arêas, gerente do IPVA.

Como parcelar o IPVA 2024

Para realizar o parcelamento do IPVA vencido há mais de 90 dias, o proprietário deve:
1. Acessar o site da Secretaria da Economia.
2. Clicar em “Pagar ou Parcelar Tributos”.
3. Selecionar “Parcelamento do IPVA”.
4. Informar a placa e o Renavam para simular o parcelamento.

A migração do gerenciamento do IPVA do sistema do Detran para a Secretaria da Economia ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro de 2024, abrangendo aproximadamente 600 mil veículos. Atualmente, cerca de 510 mil desses veículos ainda possuem débitos referentes a 2024, totalizando R$ 538 milhões. Além disso, mais de 38% desses veículos acumulam dívidas superiores a R$ 3 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui