Avaliação feita por otorrinolaringologista foi realizada no colo da mãe como estratégia de humanização
A nova gestão do Hospital e Maternidade Dona Iris disponibilizou nessa sexta-feira, 29, um exame singular e de grande necessidade para diagnóstico em um bebê de uma semana que está internado na unidade. O exame chamado Nasofibrolarincospia foi realizado pelo médico otorrinolaringologista Eduardo Rodrigues Gonçalves, chamado pelo HMDI para fazer o procedimento.
Segundo a diretora-técnica do HMDI, Daniella Portal, o exame é raro e com poucas indicações. “Todavia, havia necessidade de avaliar as vias aéreas superiores desse recém-nascido e cuidamos para que fosse feito o mais rápido possível, visando o bem estar e segurança da pequena paciente”, comentou.
A paciente se chama Helena e está acompanhada da mãe, Girlande Sampaio dos Santos. Ela nasceu no último dia 23 no HMDI e desde então está sob cuidados das equipes médica e multiprofissional da unidade.
Girlande, 32 anos, cozinheira e residente no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia deu entrada na maternidade no mesmo dia que deu à luz sua filha e disse estar sendo muito bem atendida. “O pessoal é muito bom com a gente e eu sei que minha filha está sendo bem cuidada”, garante a mãe.
A equipe de assistência cuidou para que o exame fosse realizado com a bebê estando no colo da mãe como forma de dar tranquilidade a ela e garantir a humanização no procedimento. A diretora Daniella Portal explica que fazer exames em recém-nascidos com o amparo da mãe é uma forma de reduzir o desconforto da paciente.
“O que mais precisamos preservar é a humanização do atendimento que prestamos. Nossos pacientes precisam saber que são cuidados com carinho e proteção”, finaliza.