Capacitação reforçou a padronização das condutas e a segurança no atendimento aos pacientes
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, nos dias 3 e 4 de setembro, um treinamento com as equipes de enfermagem voltado à correta realização dos testes rápidos de COVID-19. A capacitação foi conduzida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVHE) e teve como objetivo padronizar condutas, qualificar o processo assistencial e reforçar a segurança no cuidado aos pacientes.
O treinamento aconteceu diretamente nos setores da unidade — enfermarias, pronto-socorro e UTI — e contemplou todos os plantões, garantindo que todos os profissionais pudessem participar. Além da prática sobre a técnica adequada para aplicação dos testes, também foi reforçada a obrigatoriedade do preenchimento da ficha de notificação compulsória, documento essencial para o controle epidemiológico e monitoramento da doença.
Segundo a coordenadora do NVHE, Eliane Paranhos, a ação é estratégica para o enfrentamento da COVID-19 no ambiente hospitalar. “Diante do aumento recente de casos, a testagem sistemática dos pacientes é uma ferramenta fundamental para a identificação precoce, prevenção de surtos e tomada de decisões rápidas. Com isso, protegemos não apenas os usuários do serviço, mas também os profissionais de saúde e a comunidade”, destacou.
Eliane reforça ainda que a capacitação cumpre um papel essencial no fortalecimento da rotina de trabalho das equipes. “A correta notificação e a execução adequada dos testes permitem o acompanhamento seguro dos casos e contribuem para a definição de estratégias de prevenção e cuidado. Esse momento também representa um espaço de troca de conhecimentos e alinhamento entre os profissionais, promovendo a melhoria contínua da qualidade da assistência prestada no Heapa”, completou.