Ação reforça normas de biossegurança e conscientiza profissionais sobre cuidados simples que protegem a todos



Garantir a segurança no ambiente de trabalho é responsabilidade de todos. Com esse objetivo, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), realizou a Blitz de Segurança – Adorno Zero, uma ação que percorreu a Policlínica Estadual de Quirinópolis para orientar os colaboradores sobre a proibição do uso de adornos durante a jornada de trabalho.
A iniciativa destaca a importância de seguir a Norma Regulamentadora nº 32 e prevenir riscos de contaminação e acidentes. “O uso de anéis, pulseiras, brincos ou relógios pode comprometer a higienização das mãos e facilitar a transmissão de micro-organismos. Evitar esses itens é um gesto simples que protege a todos”, explica Brenda Salgueiro, técnica de enfermagem e membro da CIPA.
Brenda reforçou ainda que a ação vai além do cumprimento de normas: “Mais do que regras, tratamos de cuidado. Cada atitude voltada à segurança reflete na proteção dos colegas e dos pacientes, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro”, destacou.
O SESMT e a CIPA também alertaram que acessórios podem representar riscos físicos no manuseio de equipamentos, reforçando que pequenas atitudes geram grandes impactos na segurança do trabalho.








